O design de precisão e os materiais inovadores disponíveis com impressão 3D proporcionam produção eficiente em termos de custo e personalização em massa escalável para atender às necessidades individuais dos clientes.
A Posedla estava explorando maneiras de oferecer aos ciclistas algo mais do que as opções de selim prontos. Ao utilizar o Ultrasint® TPU01, eles foram capazes de criar um design inovador baseado em treliça e fabricar um selim de bicicleta personalizado que otimizava características para beneficiar tanto o conforto e a saúde do atleta quanto aumentar o desempenho.
Divisão do Projeto
Indústria
Bens de Consumo
Material / Produto
Ultrasint® TPU01
Tecnologia
MJF 5200
Por que Forward AM?
Estruturas de treliça complexas e personalização em massa escalável
O Resultado
Selim de Bicicleta Personalizado (O Joyseat da Posedla)
Com a espuma atingindo um patamar de estagnação em relação ao design e funcionalidade, o fabricante de selins de bicicleta Posedla recorreu à Manufatura Aditiva com Ultrasint® TPU01 da BASF Forward AM. Este material inovador foi utilizado para criar selins personalizados leves, que proporcionam aos ciclistas tanto melhor desempenho quanto maior conforto. A empresa foi fundada na República Tcheca por Martin Ripa e Jiri Duzar, ambos ciclistas apaixonados que transformaram um hobby em um negócio com o objetivo único de criar selins de bicicleta personalizados para todos os níveis de ciclistas. Após centenas de iterações de design e inúmeras horas de discussões enquanto pedalavam, o Joyseat foi lançado em maio de 2022 e é o primeiro selim 3D impresso sob medida do mundo.
Começando com um algoritmo baseado nas necessidades e preferências individuais, juntamente com o "Kit do Traseiro Sorridente", os ciclistas podem adquirir selins exclusivamente personalizados criados com Ultrasint® TPU01, utilizando estruturas de treliça complexas e intricadas, que só são possíveis por meio da impressão 3D. Este material inovador e design feito sob medida garantem níveis mais altos de conforto em todas as zonas de multi-pressão, além de uma aparência e sensação esteticamente agradáveis.
Desafio:
Por décadas, os fabricantes de selins de bicicleta têm confiado em formas tradicionais de fabricação para produzir selins padronizados. Isso resultou em pouca variação em termos de possibilidades estruturais e de design. As lojas de bicicletas oferecem uma variedade de formas, tamanhos e tecnologias diferentes, mas até o momento, selins personalizados não estiveram prontamente disponíveis para ciclistas não profissionais individuais.
As demandas dos ciclistas diferem dependendo de sua atividade e os selins padrão simplesmente não podem atender aos requisitos pessoais únicos, como deslocamentos curtos em áreas urbanas ou ciclismo esportivo, já que cada atividade pode exigir um selim que forneça diferentes níveis de rigidez e flexibilidade. Em combinação com o tipo de pedalada em que o atleta está participando, os selins também devem atender às necessidades e preferências específicas do indivíduo em relação à altura, peso e gênero. Como homens e mulheres têm anatomias pélvicas diferentes, é imperativo que a forma e a rigidez do acolchoamento nas zonas individuais do selim sejam produzidas especificamente para ciclistas masculinos e femininos, garantindo uma posição de pedalada saudável e confortável para ambos.
As empresas têm encontrado difícil desenvolver equipamentos únicos projetados para atender a cada usuário, pois a capacidade de produzir peças personalizadas por meio de fabricação tradicional é tanto proibitiva em termos de custo quanto demorada. Para ajudar a enfrentar esse desafio, a BASF Forward AM oferece soluções de impressão 3D para fabricantes de bicicletas, proporcionando-lhes uma vantagem significativa em suas capacidades de criar peças personalizadas adaptadas a um indivíduo.
"A promessa da impressão 3D de selins desde o início foi a verdadeira personalização individual para cada ciclista, mas isso nunca se concretizou até a Posedla e seu Joyseat. Estou realmente animado com o processo de personalização deles."
Cory Benson, Editor Técnico da UE, Bike Rumour
Solução:
O processo de design e produção começa com um algoritmo baseado em um questionário sobre o tipo de bicicleta dos indivíduos, o tempo médio e as milhas percorridas, a posição do corpo na bicicleta, flexibilidade física fora da bicicleta, bem como idade, gênero e peso. Usando essas informações, juntamente com o "Kit Sorriso no Bumbum", os ciclistas podem encomendar selins exclusivamente personalizados feitos com Ultrasint® TPU01 e utilizando técnicas de Manufatura Aditiva que oferecem uma plataforma de produção totalmente dimensional, juntamente com a capacidade de produzir estruturas de treliça complexas e intrincadas, que também são possíveis apenas por meio da impressão 3D.
Peças impressas com Ultrasint® TPU01 oferecem resistência, flexibilidade e durabilidade quando se trata de desempenho. Combinado com excelente qualidade de superfície e nível de detalhe, este material abre possibilidades de design ilimitadas, pois é extremamente fácil de imprimir, escalável e combina uma estabilidade de processo muito alta com um dos maiores rendimentos de materiais flexíveis no mercado de impressão 3D. O TPU01 também é projetado para conforto, alta replicabilidade e possui uma taxa de sucesso comprovada com métodos de alisamento por vapor. Essas características únicas o tornam perfeitamente adequado para produção em série de selins de bicicleta com impressoras HP Multi Jet Fusion.
Além disso, o Ultrasint® TPU01 mostra excelente resistência às condições climáticas e aos raios UV, o que também o torna ideal para esta aplicação. Sua alta taxa de reciclabilidade significa um processo de fabricação com muito pouco desperdício e, como é um termoplástico, o material pode ser reciclado facilmente, atendendo a um dos principais requisitos de sustentabilidade para a indústria moderna de consumo.
Ao receber os dez parâmetros de pedalada e uma imagem da impressão do "Kit Sorriso no Bumbum", um algoritmo exclusivo projeta todos os aspectos do selim para criar a combinação perfeita com a anatomia distinta dos ciclistas, que pode então ser impressa em 3D. Através deste processo especialmente desenvolvido, a Posedla pode fabricar um selim personalizado com base na largura dos ossos do ísquio do atleta e na distribuição do peso, com a impressão única gerando um mapa de pressão, indicando a distribuição precisa de massa e pressão aplicada ao selim pelo indivíduo.
"Já experimentei de 10 a 15 marcas em minha carreira até agora. Cada selim é um pouco diferente, mas o Joyseat é o único com o qual consegui não ter o bumbum assado depois de 25 horas de pedalada por semana."
- Daniel Turek, Ciclista Profissional da Tchecoslováquiav
Resultado:
Um selim perfeitamente individualizado, leve e durável que distribui de forma ideal a pressão nos ossos e músculos, maximizando o conforto do ciclista ao minimizar os pontos de pressão máxima. Através da utilização de estruturas de treliça complexas e intrincadas, apenas possíveis por meio da impressão 3D do Ultrasint® TPU01, o Joyseat da Posedla oferece recursos personalizados para beneficiar tanto o conforto e a saúde do atleta quanto aumentar o desempenho.
A equipe da Posedla observou que, sem o Ultrasint® TPU01, "...o nível de personalização que oferecemos em nosso produto seria impossível de alcançar". Eles também conseguiram reduzir com sucesso o tempo de produção de dez semanas para entre três a quatro semanas, com sua fábrica de fabricação operando a plena capacidade. Além disso, houve uma redução significativa no peso do produto, que agora fica abaixo de 140 gramas. E embora não tenha sido especificamente projetado para ser ultraleve, esse benefício adicional dá ao Joyseat da Posedla uma vantagem competitiva em comparação com selins de bicicleta padrão não personalizados e mais caros no mercado.
Finalmente, outro aspecto fundamental foi o pós-processamento do produto final. A AMT, conhecida por suas soluções avançadas de pós-processamento, permite a certificação de peças para uso nas indústrias mais exigentes. No caso dos selins 3D impressos para a Posedla, a tecnologia de Alisamento a Vapor da AMT foi a melhor escolha. O método de alisamento a vapor, como o nome sugere, sela a superfície porosa do selim, reforçando suas propriedades mecânicas e estruturais, ao mesmo tempo que lhe confere um acabamento final semelhante à moldagem por injeção. Como resultado, o material Ultrasint® TPU01 da Forward AM foi capaz de passar por testes de contato com a pele e irritação após ser pós-processado com Alisamento a Vapor. Além disso, as peças de uso final foram testadas quanto a danos mecânicos e fadiga e passaram com louvor, atendendo aos padrões ISO para selins de bicicleta.
"Conseguimos quebrar o molde da produção em linha de montagem de selins ao aproveitar ao máximo a impressão 3D industrial. Somos impulsionados pelos feedbacks positivos de nossos clientes, que apreciam o conforto e recebem com entusiasmo a possibilidade de finalmente ter um selim totalmente personalizado."
Martin Ripa, co-fundador da Posedla
Comments