Com mais de 25 anos de experiência como engenheiro automotivo e aeronáutico, Patrick Gaspard sabe algumas coisas sobre como os veículos funcionam. Após anos de trabalho na indústria, ele fundou a R3D - uma provedora de serviços de engenharia e impressão 3D. A R3D faz desde prototipagem até produção em série utilizando uma frota de impressoras 3D industriais. Em 2020, Gaspard descobriu que a Nexa3D estava causando impacto na manufatura aditiva de alto rendimento e rapidamente investiu em uma impressora 3D NXE 400.
Desafio
Produção sem Ferramentas de mais de 7.000 Componentes Personalizados para o Pós-Venda
No início de 2021, a gigante automotiva Stellantis lançou uma licitação para o design e fabricação de componentes para o pós-venda para 400 carros de polícia para a Gendarmerie francesa. O pedido era para equipar o Peugeot 3008 Gendarmerie com nove suportes individuais que fixariam vários componentes caros de rádio e computador de forma segura no lugar. As peças precisavam ser fortes o suficiente para segurar os eletrônicos pesados tanto no compartimento do motorista quanto no porta-malas do veículo, mesmo em cenários de condução extremos. Elas também precisavam ser duráveis e resistir à radiação UV e às condições climáticas quentes e frias nos veículos.
Além do desempenho da peça exigido, o fornecedor teria apenas três meses para produzir 7.200 componentes (18 peças individuais para cada um dos 400 veículos). Não é muito tempo quando se considera que essas peças tinham que ser projetadas sob medida a partir do zero.
"Tínhamos apenas uma NXE 400, mas conseguimos produzir a primeira remessa de 7200 componentes bem dentro do prazo de 3 meses. Isso é um feito que não seria possível com qualquer outra impressora 3D que eu já tenha usado."
Patrick Gaspard, Fundador, R3D
Cliente
R3D com Stellantis e a Gendarmerie Francesa
Indústria
Automotiva
Produtos
1 - Impressora 3D Industrial NXE 400
330 Litros - xMODEL2505
2 - Membranas Everlast 2
Aplicação
Peças Automotivas para o Pós-Venda
Vantagens
Transição de protótipo para produção sem ferramentas
Durabilidade e resistência das peças (importante para proteger equipamentos caros)
Repetibilidade e confiabilidade para produção 24/7
Rápida entrega para cumprir prazos apertados do cliente
Solução
Do Protótipo à Produção em Média Escala - Rápido
"Com a NXE 400, eu sabia que tínhamos a ferramenta certa para o trabalho," diz Gaspard. Adicionando suas conexões na indústria automotiva, ele foi facilmente capaz de apresentar sua proposta. Ele trabalhou com a agência e o fabricante de veículos automotores no design, imprimindo alguns protótipos iniciais para atender às suas especificações. Eles testaram várias resinas, mas escolheram a xMODEL 2505 da Nexa3D não apenas por sua capacidade de suportar testes rigorosos de carga e durabilidade, mas também por sua cor clara, que a tornaria mais visível no porta-malas do carro.
Uma vez que os testes foram aprovados, a R3D pôde imediatamente começar a produção - graças ao fato de que tanto os protótipos quanto a produção utilizavam o mesmo processo de impressão 3D, design e materiais.
"A capacidade de passar rapidamente do protótipo para a produção sem a necessidade de usinar uma ferramenta cara foi uma grande vantagem com o prazo de entrega relativamente curto." Para executar os trabalhos 24 horas por dia, a R3D reorganizou os turnos, criando um turno noturno que poderia colher as peças acabadas e iniciar o próximo trabalho de impressão.
"Tínhamos apenas uma NXE 400, mas conseguimos produzir a primeira remessa de 7200 componentes bem dentro do prazo de 3 meses", exclama Gaspard, "isso é um feito que não seria possível com qualquer outra impressora 3D que eu já tenha usado." A recepção foi tão positiva que foram feitos e entregues dois pedidos adicionais de 12.600 peças para 700 veículos adicionais. Em um ano, a R3D usou sua única impressora 3D NXE 400 para fabricar 18.000 peças para 1.000 carros de polícia. Eles utilizaram mais de 330 litros de resina durante o processo, mas apenas duas membranas Everlast 2 (o principal consumível de desgaste da NXE 400). Com mais de um ano desde que as peças iniciais foram recebidas, o cliente permanece satisfeito, e nenhuma peça de reposição adicional foi necessária.
Comments